Vivemos em um mundo repleto de distrações: notificações chegam pelo celular ou computador o tempo inteiro, vindo de remetentes diversos e dificultando o processo de triagem e priorização. Assim, ter foco é uma das competências mais desejadas e valorizadas pelo mercado de trabalho.

Se você quer saber como ter mais foco e melhorar sua concentração, primeiro, precisa entender o que está te tirando o foco e depois traçar uma estratégia para a sua realidade e se planejar para executar melhor. Vamos nessa?

Quais os principais motivos da falta de foco e concentração?

Um dos principais motivos da falta de foco pode estar oculto aos seus olhos, mas é o que acredito ser a principal fonte de renda do século XXI: sua atenção. Se você ainda não percebeu, eu te falo: todos estão brigando pela sua atenção. Afinal, ela está sendo comercializada. Perceba que, quanto mais tempo você passa consumindo determinado conteúdo, mais fácil é para você comprar de determinada pessoa ou marca.

É assim que as redes sociais vendem o tempo que você consome nelas. E, para que isso aconteça, elas vão utilizar todas as funcionalidades possíveis, pois estão literalmente observando seu padrão de consumo, seus gostos e preferências para te proporcionar mais experiências personalizadas e recompensas imediatas, prendendo a sua atenção.

Porém, assuntos importantes sobre o seu trabalho se misturam com fofocas de famosos e memes compartilhados pelos amigos bem na palma da sua mão. Portanto, saber distinguir e evitar aquela espiadinha nas redes sociais é um grande desafio quando o preço a ser pago por isso não está tão claro ou pode ser cobrado só no final do mês, enquanto as notificações geram recompensas instantâneas.

Além disso, hoje, ainda lidamos com o FOMO (fear of missing out) ou o “medo de estar por fora”, perdendo as principais notícias, atualizações e ficando desatualizado do mundo virtual. Afinal, quem já não sofreu com aqueles 30 minutos que estava em uma região sem conexão com a internet e ficou querendo atualizar suas redes, para saber quem curtiu sua foto ou mandou mensagem?

O mundo virtual vende a possibilidade de podermos ser e ter o que quisermos. Basta comprar determinado curso ou roupa, para que você seja mais cool ou mais interessante. A necessidade de se sentir pertencente a um grupo ou sociedade faz com que aumentemos nosso desejo de “multitarefar”. Alcançar a atenção plena nunca foi tão difícil quando somos forçados a acreditar que podemos sim mexer no celular, enquanto escutamos uma aula e pensando nas coisas que temos pra fazer. Mas, será que essa é a melhor estratégia?

Por que é importante ter foco?

No mundo das distrações, quem tem foco e concentração é rei. As pessoas que conseguem manter a concentração durante o trabalho têm mais chances de finalizar suas tarefas e projetos, atingindo seus objetivos. Quanto mais foco e concentração, menos você gasta os seus principais recursos: tempo e energia, além de evitar um dos grandes desperdiçadores de tempo — o retrabalho.

A questão é que quanto mais focado e concentrado, sendo capaz de fazer uma boa gestão do tempo e produtividade, mais você terá capacidade de tomar melhores decisões e de se aproximar dos seus objetivos. Um bônus que não está tão explícito assim: menos você é manipulado pela mídia e pelos gatilhos mentais baratos que estão presentes em muitos dos aplicativos usados diariamente.

Como ter mais foco?

Se você chegou até aqui, penso que esteja desesperado para saber como, afinal, pode desenvolver essa habilidade e melhorar seu foco. Vamos lá!

Retire o máximo de distrações externas

No momento de concentração, desligue as notificações do celular e do computador e avise as pessoas (necessárias) que estará ausente por um tempo. Retire qualquer barulho ou distração externa possível (como uma TV ligada). Uma boa dica para o celular é deixá-lo no modo avião e guardado na gaveta por um tempo, para evitar gatilhos.

Elimine o máximo de distrações internas

Muitas vezes, a nossa própria mente nos distrai. Por isso, é importante fazer acordos consigo mesmo, estabelecer momentos para cada coisa e tirar da cabeça preocupações e pequenas tarefas que podem te distrair. Colete o que tem pra fazer em uma lista segura, organize seus horários para executar suas tarefas e se comprometa com uma coisa por vez. Inserir atividades de organização na sua rotina facilitará a sua vida, fazendo com que você organize sua bagunça mental e tenha cada vez mais foco.

Tenha momentos ON e momentos OFF

Uma sugestão de ouro sobre como manter o foco é: estabeleça momentos para ficar desconectado — ON no trabalho e OFF das notificações. Você não precisa estar o tempo todo disponível para os outros. Aproveite para estabelecer blocos de produtividade de extrema concentração — sem conexão ao celular e possíveis interrupções. E, para completar, desafie-se com intervalos de tempo. Exemplo: ficar 60 minutos concentrado e não pegar no celular até finalizar a tarefa X.

Acompanhe seu desempenho

Anote no seu planner de metas o que funcionou e o que pode melhorar. Observe por quanto tempo você conseguiu ficar concentrado. Estude outras técnicas de concentração que podem te ajudar, como a meditação, por exemplo. Como você pode se planejar para executar ainda melhor? É somente com o acompanhamento do seu desempenho e atualizando a sua estratégia que você conseguirá ser um pro na concentração. Que tal começar ainda hoje?

Além disso, saber como ter mais foco, disciplina e concentração fazem parte dos conteúdos que eu abordo de forma mais completa no curso de produtividade e nos programas de produtividade empresariais. Se ficou interessado em melhorar o seu foco e concentração e se também quer investir na produtividade do seu time, venha conhecer mais sobre os meus produtos e serviços!

Sinceramente,

Marília